Semana do Bebê discute cuidados na primeira infância

semana_bebe_2014Em seu terceiro dia de atividades, a Semana do Bebê de Campina Grande promoveu nesta quarta-feira, 03, uma discussão sobre a primeira infância – o período que compreende os cinco primeiros anos de vida da criança. A discussão aconteceu durante a reunião do Fórum Perinatal Permanente da Rede Cegonha do município e reuniu dezenas profissionais de saúde e da rede de educação que atuam nas creches municipais. O evento aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas – FCM, no bairro do Itararé.

Na abertura do fórum, a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, destacou a importância do encontro para fortalecer as estratégias da rede de cuidados maternoinfantil no município. “Estes espaços de troca de experiências contribuem para que possamos avançar, de forma conjunta, na organização dos nossos serviços de saúde. Foi graças a discussões como esta que conseguimos estabelecer as prioridades, como a Casa da Gestante e a UTI Obstétrica do Isea, implantadas nesta gestão”, avaliou.

Após a fala da secretária, foram realizadas palestras sobre temas como os direitos das crianças e os cuidados essenciais para garantir uma infância saudável. Participaram dos debates o juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude, Max Nunes de França, as médicas Ângela Maria Targino de Alcântara e Maria Jeanette de Almeida Silveira. Após as explanações, os participantes puderam interagir com os palestrantes.

A enfermeira Fabiana Monteiro elogiou o nível do evento e falou da relevância da discussão para qualificar o trabalho dos profissionais de saúde na Atenção Básica. “É um momento rico de informações, principalmente porque traz novas perspectivas ao estimular o desenvolvimento de ações intersetoriais no cuidado integral à saúde das nossas crianças, com educadores, pais e equipes de saúde envolvidos no mesmo propósito”, destacou.

A 3ª edição da Semana do Bebê de Campina Grande segue até o sábado com uma programação diversificada, com palestras, oficinas, atividades culturais e esportivas. Nesta quinta-feira, serão realizadas mobilizações nas creches do Município e no Hospital da Clipsi, durante a tarde. No começo da noite, as ações acontecem no auditório da Unimed, com palestras para gestantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO