Semana Saúde na Escola promove atividades para prevenção e diagnóstico da obesidade infantil

Abordando na edição deste ano a prevenção da obesidade infantil, a Prefeitura de Campina Grande iniciou nesta terça-feira, 24, as atividades da Semana Saúde na Escola, desenvolvida através de uma parceria entre as secretarias de Educação e da Saúde. A abertura foi realizada na Escola Municipal Liliosa Barreto, localizada no bairro Monte Castelo, onde os alunos passaram por avaliação médica e conheceram os benefícios de uma alimentação saudável.

Coordenada pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e conduzida pela equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro, a ação na escola teve início com uma palestra sobre a relação entre uma alimentação equilibrada e o desenvolvimento infanto-juvenil. Na conversa com a equipe, as crianças aprenderam sobre o valor nutricional, os benefícios e os riscos do consumo de cada tipo de alimento.   

Em seguida, todos os alunos passaram por uma avaliação médica para verificação do peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Durante o atendimento, as crianças também receberam uma caderneta de saúde com a indicação, de acordo com a faixa etária, das vacinas que precisam ser tomadas.

Segundo a coordenadora do PSE na Seduc, Micheline Pires, todas as crianças que estiverem com o IMC acima ou abaixo do ideal serão encaminhadas para acompanhamento médico.

“Conforme cada caso a Unidade Básica de Saúde vai avaliar a necessidade de acompanhamento médico, nutricional ou psicológico e, também, aplicar as vacinas que são necessárias para cada faixa etária. Realizaremos essa ação em mais sete escolas ao longo da semana e, posteriormente, nas demais unidades do Sistema Municipal de Ensino”, explicou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO