Semas comemora Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Gerência da Pessoa Idosa, realizou nesta quarta-feira, 15, ações de panfletagem durante toda a tarde nas proximidades do Monumento aos 150 anos, às margens do Açude Velho, no centro de Campina Grande.

A campanha foi realizada por conta do Dia Mundial de Conscientização da Violência a Pessoa Idosa.

Além da panfletagem, a quadrinha junina do Centro de Convivência Municipal do Idoso também se apresentou no local.

No ano de 2006 a data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando sensibilizar a sociedade em prol do combate a violência contra a pessoa idosa.

Segundo o IBGE, 523 mil idosos vivem na Paraíba, 270 mil deles têm mais de 70 anos.

De acordo com a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, é importante lembrar que a violência não está relacionada apenas à agressão física. A negligencia, cita ela como exemplo, é uma forma de violência praticada contra o idoso.

Na ocasião estavam presentes as equipes de Proteção Básica, Gerência da Pessoa idosa e o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

“A ação tem uma papel importante para sensibilizar a sociedade em prol do combate a violência contra a pessoa idosa, mais uma vez mostrando os canais de denuncia, através do disque 100 e o trabalho realizado de prevenção e valorização da pessoa idosa e o estimulo do conviveu social”, destacou Rosemary.

Em caso da denúncia de violência contra a pessoa idosa, a população deve ligar para o número 100.

Da central, as reclamações são encaminhadas para a Semas, onde uma equipe da Proteção Social Especializada faz a visita ao local denunciado. Sendo constatada a veracidade, o caso passa a ser acompanhado pelo Centro de Referencia Especializada em Assistência Social (CREAS), fazendo o enfrentamento de violação de direito.

“Todo cidadão tem o direito ao envelhecimento de forma saudável e com dignidade”, pontuou a gerente.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO