SEMAS realiza Ação Intersetorial durante “O Maior São João do Mundo”

Todos os anos durante a realização do Maior São João do Mundo, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza ações que buscam a prevenção e repressão a violações dos direitos da Criança e do Adolescente nessa época festiva onde a cidade de Campina Grande recebe milhares de turistas que prestigiam os festejos juninos que se estendem por 31 dias.

Dentre as ações que irão acorrer no espaço do Parque do Povo e nas festividades que acontecerão nos distritos de Galante e São José da Mata, estão a promoção de campanhas de sensibilização sobre a problemática da violação dos direitos, realização de abordagens sociais para identificação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou que tenham os seus direitos violados. Garantindo dessa forma o fluxograma de atendimentos através da Ação Intersetorial, que acontece de forma conjunta com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Saúde e educação.

As abordagens sociais também irão agir no trabalho de conscientização de comerciantes, sobre exploração sexual, bem como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade para que assim a lei possa ser cumprida. Após a identificação da violação de direitos, haverá o encaminhamento para os serviços da assistência social, para que os identificados possam ser devidamente atendidos pelos serviços que estarão à disposição na base de apoio que ficará situada no Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Já as campanhas que antecedem a realização da festa, consistem na distribuição de material gráfico em locais estratégicos como: aeroportos, rodoviárias, hotéis, pousadas e pontos comerciais. Sendo assim de fundamental importância para a conscientização das pessoas que irão circular pela cidade de Campina Grande, neste período onde o fluxo de pessoas cresce de forma significativa.

Para a Gerente da Criança e do Adolescente da SEMAS, Uélma Nascimento, essa ação intersetorial que acontece no mês de junho é de fundamental importância para a garantia de direitos.” Essa ação é muito importante e necessária, tendo em vista que ela busca garantir a proteção da criança e do adolescente com abordagens, encaminhamentos e trabalhos de conscientização com barraqueiros.” Uélma ainda destacou que o trabalho de proteção é sistemático e ocorre o ano todo.”Essa ação que acontece através da SEMAS, é continua e sistemática buscando garantir a proteção durantes todas as datas do calendário através das nossas equipes.” Finalizou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO