Semas realiza I Seminário de Integração dos Serviços

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, realizou na tarde da última sexta-feira, 01, no auditório do Sine Municipal, o I Seminário de Integração dos Serviços. Na oportunidade foi realizada uma troca de experiências, entre dos serviços da rede de assistência social que participam das abordagens sociais relacionadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) e Ruanda.

O seminário também serviu para a realização de um esforço conjunto, no sentido de articular e afinar o diálogo dos encaminhamentos, objetivando potencializar os resultados, quanto as ações referentes a criança e ao adolescente na cidade de Campina Grande. Como resultado do encontro, foi elaborado um novo método de abordagem social, fortalecendo a união das equipes do Projeto Ruanda e da própria abordagem social, que descentralizará suas atividades do centro da cidade.

A coordenadora do PETI, Jussara Melo, destacou as ações de buscam ativar as equipes nas áreas periféricas, com a necessidade de prolongar o serviço nos territórios, traçando estratégias para desenvolver as ações e ofertar atividades sócio educativas. “É um esforço conjunto, no sentido de articular a micro rede, entendendo a importância da intersetorialidade necessária ao atendimento”, enfatizou.

A abordagem social tem o poder de formar um elo entre as crianças, adolescentes, equipe técnica, família e outros programas da assistência social como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Na abordagem social muitos desses atores estão em situações que envolvem o trabalho infantil, a exploração sexual e a situação de mendicância.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO