Seminário do PNAIC discute uso da música e do teatro no processo de alfabetização

seminario_pnaif

Adotar a arte como instrumento pedagógico no processo de alfabetização em escolas municipais de Campina Grande. Esse foi o eixo central do III Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado nesta segunda-feira, 14, no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento reuniu mais de 400 professores e professoras que participaram da formação continuada do PNAIC em 2015.

O Seminário abordou o tema “Música e Teatro no Ciclo de Alfabetização: saberes e ações”. A programação foi composta por palestras e a socialização de trabalhos e projetos desenvolvidos por educadores participantes do PNAIC. As ações foram apresentadas por meio de comunicações orais e banners. O evento segue até o final da tarde, com a realização do cortejo literário nas imediações do teatro, às 16h.imagem

A abertura aconteceu com a apresentação de duas encenações teatrais, protagonizadas por professores da rede municipal de ensino e também por um estudante da Escola Manoel Francisco da Mota, que contracenou com a própria mãe. A primeira palestra foi com a professora da rede municipal Adília Uchoa, que também atua como cantora. Ela abordou o tema “Quando os sons se tornam música”.

A coordenadora do PNAIC em Campina Grande, Ana Lúcia de Souza Silva, destacou a importância da arte e das brincadeiras no processo do letramento. Ela demonstrou ainda como o Programa de Formação de professores, realizador pelo PNAIC, está contribuindo para estimular o uso de estratégias pedagógicas lúdicas em sala de aula.imagem

“O PNAIC Campina Grande resgatou a ludicidade na educação infantil. As crianças brincam muito e aprendem brincando e, até 12 anos, necessitam brincar e interagir para abstrair os conceitos que precisam ser adquiridos. Resgatamos a ludicidade, dando lugar à arte. Estamos fazendo o terceiro seminário do PNAIC com a temática da música e do teatro, por que no próximo ano, em 2016, vamos trabalhar a dança e outras expressões artísticas”, explicou Ana Lúcia Silva.

A coordenadora de educação do município, professora Isabel Veiga, representou a Secretária de Educação, Iolanda Barbosa, que está em Fortaleza (Ceará), participando das discussões com o Ministério da Educação sobre o planejamento do PNAIC e do Programa Mais Educação para 2016 em todo o país. Isabel Veiga agradeceu o empenho de todos os educadores na alfabetização das crianças da Rede Municipal.imagem

“Vocês fazem a mágica acontecer em nossas escolas. Sou apaixonada pelas pessoas que fazem essa mágica, as alfabetizadoras, dando sentido às representações gráficas que abrem janelas e horizontes na imaginação de uma criança. Nosso agradecimento em nome das crianças e de toda a Secretaria de Educação, por estarem levando uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, afirmou a professora Isabel Veiga.

RETROSPECTIVA –  A coordenadora do PNAIC em Campina Grande, Ana Lúcia Silva, fez ainda uma retrospectiva dos resultados obtidos pelo programa, desde a sua implantação no município, em 2013. “O PNAIC possibilitou o exercício reflexivo sobre teorias e práticas no contexto da alfabetização de maneira integrada, possibilitando o trabalho em equipe, reunindo os educadores para discutir a alfabetização. Trouxe uma maior aproximação entre a Secretaria de Educação e os professores, gerando discussão e compreensão sobre direitos dos alunos, em especial os direitos de aprendizagem”, avaliou a professora Ana Lúcia.

imagem

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO