Seplan e IAB promovem palestra internacional no Parque da Criança

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande (Seplan), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento da Paraíba (IAB-PB), promove nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no Parque da Criança, uma palestra com o arquiteto colombiano Federico Mesa.

O evento, que é aberto ao público, faz parte do ciclo de palestras intitulado “Conversas de Quinta” e integra também a programação de homenagem ao aniversário de 150 anos de emancipação política de Campina Grande.

A ideia é produzir uma ampla reflexão sobre as possibilidades arquitetônicas e urbanísticas da Rainha da Borborema, levando em consideração as mudanças pelas quais a cidade passou nesse século e meio de emancipação política e observando a experiência de Mesa como arquiteto integrante do escritório que tem participado do intenso processo de requalificação urbana por que passa a cidade de Medellín, na Colômbia.

Nos anos 1990, Medellín era conhecida pelos cartéis de drogas e por liderar a lista das cidades mais violentas do mundo. A partir de uma política que priorizou as demandas sociais, com foco nas comunidades mais pobres, a cidade diminuiu drasticamente seus índices de violência, e planeja estar fora dessa lista nos próximos anos.

Para o secretário de Planejamento de Campina Grande, Márcio Caniello, que, inclusive, participou do Fórum Urbano Mundial, em Medellín, em abril último, essa é uma ótima oportunidade para que se possa pensar o futuro de Campina Grande.

“Apresentaremos para os interessados uma visão progressista da arquitetura e do urbanismo. Mostraremos que o planejamento de ruas, prédios e outros espaços públicos tem que estar atrelado ao desenvolvimento social, assim como foi feito em Medellín. Aqui em Campina, o prefeito Romero Rodrigues age na vanguarda com essa mentalidade. Alguns exemplos são os conjuntos habitacionais construídos ou em construção, e a requalificação da Feira Central”, explicou o gestor.

Já o presidente do IAB-PB e vice-presidente IAB-BR, na região Nordeste, Fabiano Melo, explicou que “a arquitetura de qualidade pode e deve ser para todos”. Além disso, um evento como esse “aponta horizontes possíveis para planejar cidades do porte de Campina Grande”, finalizou. Mais informações podem ser encontradas na fanpage do IAB-PB: https://www.facebook.com/iabpb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO