Sesquicentenário será tema do desfile cívico de 7 de setembro

Romero_semana_da_patriaO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (01), na Praça da Bandeira, a Semana da Pátria 2014. Durante a solenidade, foram hasteados os pavilhões de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil, com execução dos hinos da Independência, da Paraíba e de Campina Grande. O prefeito fez o hasteamento da bandeira de Campina Grande, enquanto o vereador Nelson Gomes Filho, presidente da Câmara Municipal, hasteou a da Paraíba e o comandante do 31° Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Alexandre Bichara Varjão, a do Brasil.

Representantes de diversos segmentos, a exemplo de policiais militares, Bombeiros, escoteiros, ex-combatentes, alunos de escolas municipais, Guarda Municipal e o público em geral acompanharam a cerimônia, que começou pontualmente às 8h. A programação iniciada nesta segunda prossegue até o 7 de Setembro, quando ocorre o ápice do evento, com o tradicional desfile cívico. O hasteamento e o arreamento das bandeiras ocorrem durante toda a semana, com a participação de escolas e da sociedade civil.

Este ano, segundo a secretária de Educação do Município, Iolanda Barbosa, o desfile de 07 de Setembro contará com a participação de doze escolas municipais, do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ex-combatentes, bandas marciais, grupos de escoteiros, escolas privadas e estaduais. A expectativa é de que um grande número de pessoas compareça ao desfile.

Este ano, o desfile terá como tema o sesquicentenário de Campina Grande. Para o prefeito Romero Rodrigues, é um momento em que deve ser ressaltado o espírito cívico da populaçao. “É preciso revisar sempre essa ideia de independência, sobretudo na mente das crianças, para que o espírito cívico seja fortalecido e, assim, haja uma reflexão sobre o futuro que se avizinha”, comentou.

A secretaria Iolanda Barbosa explicou que, durante toda a semana, está sendo trabalhado nas escolas o significado dos símbolos que representam nossa Pátria. “São momentos como esse que trazem a reafirmação de uma identidade nacional e contribuem para o fortalecimento da cidadania”, pontuou.

As comemorações do 7 de Setembro estão previstas para acontecer às 8h, com o hasteamento dos pavilhões e revista à tropa na Praça da Bandeira, e, logo em seguida, o desfile cívico militar que será realizado no trecho entre a Catedral e o Teatro Municipal Severino Cabral. O palanque para autoridades ficará montado ao lado do Colégio das Damas. Já no distrito de Galante, o desfile cívico vai ser realizado a partir das 15h, na Praça Central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO