SMS instala Comitê de Investigação de Mortalidade Materno-Infantil

iseaA Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande vai instalar oficialmente nesta sexta-feira, 16 de maio, o Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materno-Infantil. A solenidade de posse dos membros do comitê será às 14h30, no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS), localizado na sede da secretaria, Avenida Assis Chateaubriand, bairro da Liberdade.

O comitê integra as ações adotadas pela Rede Cegonha em Campina Grande e vai articular o poder público municipal, instituições de saúde, entidades de classe e da sociedade civil. O objetivo é identificar as causas das mortes e traçar estratégias para diminuir os índices de mortalidade entre mães e recém-nascidos. Compete ao Comitê realizar a investigação epidemiológica dos casos de óbitos notificados no município.

Os membros do comitê serão empossados pela Secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks. Participam do novo órgão representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da rede hospitalar pública e privada, dos conselhos regionais de medicina (CRM) e de enfermagem (COREN), além de universidades públicas e privadas que oferecem os cursos na área de saúde em Campina Grande.

O Ministério Público da Paraíba (MP-PB), através da promotoria da Infância e Juventude, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente também integram o comitê. A composição foi definida pela portaria nº 18/2014 da Secretaria Municipal de Saúde, de 23 de abril de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO