SMS promove segundo “Dia D” de vacinação contra pólio e sarampo

dia_D_vacinacao1A Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza neste sábado (22) o segundo “Dia D” de vacinação contra poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba. A campanha nacional vai até o próximo dia 28. Nesta sexta-feira (21), as vacinas também serão aplicadas à tarde na Praça da Bandeira.

Desde o início da campanha, com o primeiro “Dia D” em 8 de novembro até o momento, foram vacinadas 9.546 crianças contra a pólio e 8.397 com a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Estes números representam, respectivamente, 36,5% e 36,1% de crianças vacinadas. A meta da secretaria é imunizar 34 mil contra a pólio e 26 mil contra o sarampo.

Neste sábado, a campanha vai levar a dose e as injeções para a maior parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e todos os oito Centros de Saúde. É necessário levar o cartão da criança para a vacinação.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Miralva Cruz, a vacina já é ofertada rotineiramente na rede, mas a ideia com a campanha é fazer com que mais crianças sejam imunizadas. “No primeiro ‘Dia D’, nós conseguimos imunizar em torno de 19% das crianças e nesta segunda fase queremos ampliar este número para ficarmos mais próximos da meta”, disse.

A gotinha contra a poliomielite é disponibilizada para bebês de seis meses a quatro anos e onze meses, enquanto que a “furadinha” é a injeção da tríplice viral, que é oferecida para crianças de um ano a quatro anos e onze meses. A criança de doze meses pode tomar as duas vacinas.

Conhecida como paralisia infantil, a pólio é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus e que paralisa os membros inferiores. Desde 1990 o Ministério da Saúde não registra nenhum caso no país. Não há contraindicações para a vacina. O sarampo também é infectocontagioso e provoca febre, manchas e pneumonias, mas desde 1975 Campina Grande não tem casos registrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO