STTP divulga balanço do Maior São João do Mundo

balanco_sj_sttpA Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, divulgou na tarde desta segunda-feira, 14, o balanço geral do plano operacional do trânsito e dos transportes, executado no período do Maior São João do Mundo, realizado de 06 de Junho a 06 de Julho. No período, a cidade recebeu um grande número de turistas e, para atendê-los melhor, a STTP mobilizou suas equipes com reforço no efetivo e planejamento de melhores opções de tráfego e transportes, além de promover fiscalizações em toda cidade.

A STTP realizou 800 plantões com seu efetivo de agentes durante o São João, com ações divididas entre o Parque do Povo, os distritos de Galante e São José da Mata e as apresentações de quadrilhas juninas nos bairros. Os horários dos plantões de segunda a quinta-feira encerravam à meia noite; já de sexta a domingo, o horário era estendido até às 3h da manhã.

As ações no Parque do Povo registraram um numero de 367 notificações por transporte clandestino, e 67 veículos foram guinchados por estacionamento irregular. Além dessas ações, a STTP teve parceria de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar e Inmetro.

Foram realizadas 09 blitz de bafômetro, 06 blitz com o Inmetro e, na fiscalização do passeio público, um total de 77 automóveis e motonetas foram apreendidos e encaminhadas ao pátio da Polícia Civil, por estacionamento irregular, problemas na documentação e outras irregularidades. Não ocorreram acidentes graves no período.

Transportes: O funcionamento do Terminal de Integração deu-se de acordo com os horários de término dos shows no Parque do Povo. A STTP entrou em acordo com as empresas de ônibus e ficou estabelecido que o funcionamento das primeiras linhas do dia, que geralmente acontece às 5h ou 05h30, ocorresse mais cedo. No Terminal de Integração não foi registrado nenhum problema quanto a fluxo e horário de ônibus.

Táxi – Quanto aos táxis, o sistema operou de forma considerada satisfatória, inclusive com a STTP recebendo apoio do sindicato da categoria que colaborou até mesmo com a disponibilização de fiscais próprios no controle de fardamento dos motoristas e padronização da frota.

Folheteria – A STTP realizou trabalho de divulgação com a distribuição de folderes com informações de mobilidade, mapas de estacionamento, programação de horários de ônibus e de shows no Parque do Povo. Todo o material foi distribuído pelas equipes da STTP nos hotéis, restaurantes, comércio e nas centrais de informações da PMCG no terminal rodoviário, aeroporto e Parque do Povo.

Mototáxi – Para a frota regulamentar do sistema, a STTP disponibilizou sinalização através de cones e o apoio de fiscais de transportes e agentes de trânsito, para o ordenamento dos pontos de mototáxi no entorno do Parque do Povo, garantindo segurança tanto aos mototaxistas cadastrados quanto aos passageiros.

Sinalização: As ações da STTP quanto à sinalização das ruas do entorno do Parque do Povo e nos distritos de Galante e São José da Mata conseguiram orientar turistas e visitantes de forma fácil para uma melhor e mais ágil mobilidade. Em toda a extensão do Parque do Povo foram implantadas 40 placas de regulamentação e 35 postes próprios, além da utilização de 100 cavaletes.

No distrito de Galante foram implantadas 20 placas com 20 postes próprios, além da sinalização de orientação do estacionamento no trecho da Fazenda Santana, que comportava cerca de 200 ônibus. Tudo isso para melhorar o tráfego na chegada e saída do distrito, bem como proporcionar conforto aos que frequentaram o local.

Estacionamento social: O projeto novamente funcionou com sucesso em 14 ruas no entorno do Parque do Povo, não sendo registrado nenhuma reclamação do serviço, garantindo a ampliação de vagas de estacionamento, com um preço módico, além de coibir a ação dos flanelinhas.

Adesivos de identificação do tipo “trânsito livre” para morador, apoio e imprensa funcionaram corretamente, garantindo a identificação de todos os condutores de veículos que necessitaram acessar ruas do entorno do Parque do Povo.

Para o superintendente José Marque Filho, a STTP conseguiu atingir, com êxito, todos os objetivos de seu plano operacional. “Nosso efetivo foi aguerrido. Os agentes de trânsito e os fiscais de transportes se desdobraram para oferecer à população um serviço de qualidade, garantindo fluidez no trânsito e transporte público para quem precisou”, avaliou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO