Teatro Severino Cabral completa 52 anos com vasta programação e novos investimentos

teatro-campinaUm dos principais símbolos culturais da cidade de Campina Grande está prestes a completar 52 anos de história. Trata-se do Teatro Municipal Severino Cabral, que no próximo dia 30 celebrará a data com uma programação especial, com início às 20h para apresentação do espetáculo de dança “Frestas, Fôlego e Pele”, do Balé Cidade de Campina Grande. Mas, as comemorações do aniversário do Teatro Municipal não ficarão restritas à próxima semana. Para comemorar a data foi montada uma programação especial, com atividades culturais que serão realizadas dessa terça-feira, 24, até o próximo dia 30, contemplando uma série de atividades musicais, de dança, teatro, exposições, palestras, debates, cursos, oficinas e intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais.

“Na semana de aniversário do Teatro Municipal Severino Cabral estamos reafirmando o compromisso cultural de contribuir no fomento à reflexão de temas relevantes, da arte contemporânea, além de estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade, criando um fértil fórum de debates. Teremos ações focadas no processo artístico que possibilitem a interação entre artistas locais e de outras regiões”, declarou Erasmo Rafael, diretor do Teatro.

A programação de aniversário começa nessa terça-feira, 24, com a apresentação do musical “Cantoras do Rádio”, às 20h. O musical terá a participação de Regina Sampaio (Marlene), Gitana Pimentel (Isaurinha Garcia), Lara Sales (Emilinha Borba), Adília Uchoa (Ângela Maria), Sueli de Sá (Dalva de Oliveira), Diana Uchoa (Sônia Ribeiro), Alexandre Tan (Blota Júnior), Adeilton Costa (Chocolate) e Jonas Sampaio (Piano e Regência).

Na quarta-feira, 25, às 9h, o prefeito Romero Rodrigues, acompanhado de autoridades e artistas locais, fará uma visita às novas instalações da Biblioteca do Teatro Municipal Severino Cabral. Em seguida, conhecerá as novas instalações do Arquivo e Memória e a Sala Evandro Barros, ambas localizadas na Casa de Espetáculos.

Às 9h30 o prefeito abrirá à Exposição “Campina Grande Passado Presente Futuro” dos artistas Aida Martins, Alex Melo, Cândido Freire, Elisama Batista, Helena Mota, Jorge Elô, Carmem Sheila, Jonathan Queiroz, Saulo Ais e Victor Hugo, no hall principal do Teatro Severino Cabral. Ele também visitará a exposição AIR, da artista Carmem Sheila, na galeria de artes Irene Medeiros. Depois, será lançado o projeto Cineclube Luci Pereira, na Sala Paulo Pontes.

Nesse mesmo dia, às 19h, haverá a primeira exibição do Cineclube, com o curta-metragem “Ato Institucional”, do diretor Helton Paulino. Às 20h, dentro do Projeto Quartas Acústicas, haverá a apresentação do show “Tributo a Cazuza e Cássia Eller” com Romero Ferro/PE e Thathi/BA.

Na quinta-feira, 26, às 19h, haverá outra exibição do Cineclube, desta vez será o curta-metragem “Enquanto a Justiça Tarda”, do diretor Fabiano Raposo. Às 20h exibição do espetáculo “Última Estação”, do Grupo Renascer e Cia. do Rosário. Na sexta-feira, 27, o Cineclube apresentará o curta “Platô”, do diretor Kleiton Canuto. Às 20h será apresentado o espetáculo de dança “Dance Now”, do Let’s Go Grupo de Dança.

No sábado, 28, exibição às 19h do curta “Lámuria”, do diretor Nathan Cirino. Às 20h haverá o “Recital de Primavera”, do Coral Coro EmCanto do DART/UFCG. No domingo, 29, exibição às 18h do curta “Metade”, do diretor Carlos Moska. Às 19h apresentação do “Stars of the Russian Ballet”, do Ballet da Rússia, sob direção de Augusto Stevanovich. A programação é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Teatro Municipal Severino Cabral, juntamente com a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, em parceria com entidades e a sociedade local.

Investimentos – Entre os projetos criados pela atual gestão e que atraem um grande público ao Teatro Municipal estão a Campanha de Popularização do Teatro e Dança (realizada às sextas-feiras) e o Quartas Acústicas (às quartas-feiras), ambos com ingressos à preços populares e grupos selecionados por meio de edital. Houve também a criação do Balé Cidade de Campina Grande. Também foram reestruturadas a Biblioteca do Teatro Municipal (aumentando seu acervo de mil para 2.000 mil títulos), da Sala Evandro Barros e do Arquivo e Memorial do Teatro Municipal, além de reformada a Sala Paulo Pontes e o do Lançamento do CineClube Luci Pereira.

Há ainda o projeto “Dança Cidadã”, que oferece aulas de ballet clássico para crianças da rede municipal de ensino e o projeto “Homens na Dança”, que oferece gratuitamente aulas de ballet clássico e dança contemporânea para 40 jovens a partir dos 16 anos. Já o Núcleo de Produção Cultural, responsável pela captação de espetáculos nacionais para o Teatro, conseguiu montar e produzir dois espetáculos por ano (2014 foram Mambem-bê-á-bá e A Feira e 2015 com “A Cigarra e a Formiga” e “Frestas, Folego e Pele”).

E o Núcleo de Formação Artística do Teatro oferece aulas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Dança de Salão, Dança do Ventre, Desenho, Pintura, Fotografia, Teatro e Ginástica Rítmica. A galeria de artes Irene Medeiros oferece, mensalmente, exposições de artes visuais selecionando os artistas através de editais.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO