Técnica do Ministério do Desenvolvimento Social debate implantação do Centro Dia em Campina Grande

Na manhã desta sexta-feira, 20, a técnica do Ministério do Desenvolvimento Social, Deusinha Lopes, palestrou em Campina Grande para profissionais da área e mães de crianças acometidas da síndrome congênita do Zika vírus (Microcefalia) abordando temáticas referentes aos serviços que serão oferecidos na nova unidade do Centro Dia, que está sendo implantada na cidade.

A palestra aconteceu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A unidade do Centro Dia, que ficará localizada no bairro de Bodocongó, será referência na Paraíba, sendo a primeira responsável por auxiliar famílias e crianças acometidas da síndrome e suas variações.

imagem

Em uma ação intersetorial entre a Secretaria de Saúde e a Semas, a unidade oferecerá acesso à rede de proteção, a qual consiste em acompanhamentos médicos e auxílio psicossocial.

As famílias beneficiadas terão apoio por parte da Prefeitura Municipal para manterem as crianças participando de todas as atividades inclusivas, através de ajuda para locomoção e acompanhamento do desenvolvimento apresentado durante o tratamento.

A inclusão é um dos principais pontos desenvolvidos pelo programa, que busca ampliar a participação social das crianças a partir do seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Faz parte do serviço prestado um cotidiano com autonomia e acesso a informações sobre deficiência, situação de dependência e violações de direitos. Dessa forma, o programa que será colocado em prática vem a contribuir com o desenvolvimento familiar como um todo.imagem

A secretária da Assistência Social, Eva Gouveia, destacou a importância de uma unidade como essa para Campina Grande. “Estamos muito felizes com a implantação de uma unidade do Centro Dia na nossa cidade. Seremos a primeira unidade do país especializada no tratamento de crianças com a síndrome congênita da Zika”, comemorou.

E pontuou: “Não apenas as crianças, mas também todos os familiares vão receber total apoio da equipe de profissionais que estará atuando nessa unidade”.

imagem

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO