Transporte público terá frota renovada com 12 novos ônibus

romero_onibusA frota de transporte coletivo de Campina Grande vai ser renovada com a substituição de doze ônibus. A entrega dos veículos ocorrerá nesta quinta-feira, 11, às 10h, na Pirâmide do Parque do Povo, com presença do prefeito Romero Rodrigues. Os ônibus foram adquiridos por três empresas concessionárias de transporte público de passageiros, sendo cinco da empresa Cabral, cinco da Nacional e dois da Cruzeiro.

Segundo a gerente de transportes da STTP, Araci Brasil, os novos ônibus vão atender prioritariamente comunidades que registraram reclamações na STTP, quanto às condições de funcionamento dos transportes. “Alguns da frota antiga são seminovos com três ou quatro anos de uso e vão ser remanejados para outras rotas cuja frota é mais antiga”, explicou Araci.

A empresa Cabral vai distribuir cinco novos ônibus entre as linhas 092 (Bairro das Cidades e Major Veneziano), 077 (Conjunto Cinza) e 922 (Jardim Verdejante). A empresa Nacional fará um complemento na linha 101 (Jardim Paulistano, Liberdade e Alto Branco) e a substituição de outros quatro veículos na linha 944 (Distrito, Tambor e Polo Jurídico). A empresa Cruzeiro distribuirá dois ônibus entre as linhas 090 (Catingueira) e 909 (Presidente Médici e Jardim Borborema).

Reunidas, essas rotas representam um serviço prestado para mais de 800 mil passageiros por mês, sendo que Campina registra uma média mensal de três milhões de usuários de transporte coletivo. A cidade tem atualmente uma frota composta por 220 ônibus para 50 rotas. “Para a demanda que nós temos, é um número suficiente, o que precisa melhorar é o cumprimento de horários, que depende do próprio trânsito e das vias de acesso. Tem rota que passa mais de 60 vezes por dia na mesma rua, então acaba danificando a via e tornando o trajeto mais lento”, explicou Araci Brasil.

A compra dos ônibus representou um investimento de mais de R$ 3 milhões por parte das empresas. De acordo com a gerente de Transportes da STTP, a aquisição foi resultado de um compromisso firmado pelo Sitrans quando os passageiros passaram a pagar a passagem com o valor de reajuste que elevou o preço para R$ 2,20. “Foi dito que a partir do momento que houvesse um reajuste tarifário ocorreria a substituição e eles estão fechando o ano de 2014 com essa renovação”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO