UBS Plínio Lemos realiza dia de ações da campanha “Novembro Azul”

saude_homem_ubs_plinio_lemosO Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata foi na segunda-feira (17) e, para marcar a data, a Unidade Básica de Saúde Plínio Lemos, no José Pinheiro, convocou os moradores homens com mais de quarenta anos de idade para um dia de ações da campanha “Novembro Azul” nesta terça-feira (18).

O “Dia Azul” começou pela manhã com atividades lúdicas para atrair o público masculino para a unidade e, em seguida, foram ofertados serviços como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e vacinação contra tétano e hepatite. Os homens assistiram também a palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde.

No período da tarde, todos puderam se consultar com urologista e foram encaminhados para a realização de exames. “Eu nunca fiz nenhum exame do tipo e depois da divulgação das informações na televisão entendi que é preciso me cuidar e que os procedimentos são simples”, disse o aposentado Oliveiros Ferreira, de 66 anos.

As informações estão fazendo com que mais homens busquem as unidades sem qualquer receio dos exames, que são simples. E isto é importante porque no mês passado 15 novos casos de câncer de próstata foram descobertos em Campina Grande e atualmente na Fundação Assistencial da Paraíba – FAP 308 homens realizam tratamento pelo SUS.

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva estima que no fim de 2014 os casos de câncer de próstata terão aumentado na Paraíba mais que os de câncer de mama, em média 930 contra 750, respectivamente. “Sabemos que há mais mulheres que homens no Estado, segundo o Censo do IBGE, mas a questão é que as mulheres se cuidam mais. Esta é a explicação”, disse a secretária de Saúde do Município, Lúcia Derks.

Por isso as ações da campanha estão sendo estrategicamente pensadas, levando serviços e orientações de saúde a locais com circulação de muitos homens. Todas as 80 UBS têm atendimento e encaminhamento para urologistas e para exames e até é possível procurar o Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro, à noite, caso não possa ir durante o dia. Na quarta-feira (20) o “Dia Azul” será realizado nas unidades do bairro Cuités pela manhã e à tarde no Inácio Mayer, bairro do Jeremias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO