UBS realiza programa “Cinemulher” dentro da campanha “Outubro Rosa”

cine_mulherCom a ideia de fomentar a discussão e o interesse pelos assuntos relacionados à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria de Saúde de Campina Grande desenvolveu na Unidade de Saúde Básica Inácio Mayer, no bairro Jeremias, uma atividade cinematográfica de orientação.

O programa “Cinemulher”, idealizado pela diretoria da UBS, levou um filme sobre as doenças, seus efeitos e como se prevenir. Cerca de 30 mulheres atendidas na unidade foram levadas de ônibus ao cinema da faculdade Facisa, onde puderam assistir com toda a estrutura de uma sala de sessão o vídeo orientador, com direito a pipoca e refrigerante para descontrair o tom do assunto sério.

Para a secretária de Saúde do Município, Lúcia Derks, esta é uma forma humanizada de tratar as pessoas assistidas pela rede pública de saúde. “Nós fazemos palestras, mas queríamos tornar mais atraente a conversa sobre estas doenças e ainda por cima fazer mais prazerosa esta conversa. O ‘Cinemulher’ é um exemplo que vai dar certo e que deve ser ampliado para todas as unidades”, explicou.

A recepcionista Lucicleide Soares aprovou a ideia. “Eu achei ótimo o cinema porque o filme toca mais a gente e chama mais a atenção para a necessidade da prevenção”, disse. Além da conscientização através da sétima arte, nesta segunda-feira, 20, as mulheres tiveram outras palestras na própria unidade.

Depois que foi feita a orientação, o local vai realizar um mutirão de marcação de exames a partir desta terça, 21, se estendendo até a quinta, 23. Serão realizados exames citológicos para rastreamento do câncer de colo uterino e marcação de mamografias.

BALANÇO – Até este dia 20, já foram realizados mais de mil exames e a meta é alcançar 2.100 até o fim do mês, números que devem ser atingidos com a intensificação da campanha, com realização de mutirão de exames em quase todas as unidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO