UEPB firma parceria com STTP para criação de Observatório de Mobilidade Urbana

sttp_parceria_uepbPara contribuir, ampliar e desenvolver pesquisa científica a partir de dados relacionados ao trânsito urbano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande irão realizar uma parceria para a criação de um Observatório de Modalidade Urbana no município. A proposta foi apresentada pelo superintende do órgão, Félix Neto, em encontro realizado na manhã desta terça-feira (6), no gabinete do reitor, Rangel Junior.

A proposta possibilitará que as informações coletadas pelo setor de estatística da STTP sirvam como dados para pesquisas acadêmicas desenvolvidas dentro da UEPB, seja por Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e principalmente por um grupo formado de especialistas em diversas áreas que possam pensar e apresentar propostas para a melhoria da mobilidade urbana em Campina Grande. De acordo com o reitor, Rangel Junior, esse trabalho conjunto irá apresentar alternativas que poderão contribuir para a diminuição dos gargalos existentes no trânsito local.

“Mobilizaremos vários professores e pesquisadores que poderão contribuir para ampliar esse primeiro trabalho que a STTP está fazendo de coletas de dados, para que posteriormente ele seja usado em pesquisas desenvolvidas aqui na UEPB. Assim, essas informações oficiais poderão ser cientificadas para que o desenvolvimento de projetos auxilie na melhoria do trânsito”, destacou o reitor Rangel Junior.

Félix Neto destacou a importância de uma pesquisa tem em ser desenvolvida dentro da UEPB, e ainda a relevância que os dados coletados pela STTP terão a partir da verificação desse Observatório de Mobilidade Urbana. “Esse grupo ou núcleo de estudo dará uma contribuição muito grande para que a partir de um estudo científico nós possamos encontrar soluções para os problemas mais comuns que o trânsito de Campina Grande enfrenta”, afirmou Félix Neto.

Além dessa parceria, serão desenvolvidas pela STTP outras ações no que diz respeito a mobilidade dentro do Câmpus I. Acerca do transporte coletivo o superintendente garantiu que a partir da próxima segunda-feira a linha 245-B, umas das principais no quesito mobilidade de estudantes, terá sua frota ampliada de cinco veículos para nove, o que segundo ele dará mais celeridade ao deslocamento dos usuários. Ele também garantiu a substituição da sinalização vertical nos arredores da Universidade.

Já sobre a campanha Maio Amarelo, promovida pela Superintendência de Trânsito no próximo mês, a UEPB deverá participar como parceira da entidade municipal na impressão de blocos educativos de infração, bem como na confecção de uma cartilha de trânsito voltada às crianças que será distribuída aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO