Unidade móvel do Samu na Escola é lançada no 3º Congresso Norte e Nordeste

unidade_movel_samu_escolaA partir de agora, a equipe do Samu na Escola vai contar com uma unidade móvel exclusiva para desenvolvimento das atividades do projeto, que é desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde  e Educação de Campina Grande.

A entrega oficial do veículo aos profissionais da estratégia aconteceu nesta quinta-feira, 11, durante o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que vai até esta sexta, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

A unidade do projeto foi apresentada pelas secretárias de Saúde e Educação do município, Luzia Pinto e Iolanda Barbosa, respectivamente.

O veículo era uma ambulância do próprio Samu 192, que havia sido desativada. O carro ganhou identificação visual do projeto e foi adaptado para que os estudantes possam conhecer de perto como funciona o trabalho dos médicos e enfermeiros do serviço de urgência.

A secretária de Saúde destacou a importância do projeto enquanto estratégia de aproximação da comunidade com os serviços públicos de saúde do município.

 “Além desse contato direto com os usuários, o Samu na Escola está levando conhecimento para os estudantes, que estão aprendendo noções de primeiros socorros, contribuindo para reduzir o número de ocorrências que necessitam do deslocamento das unidades do Samu para as escolas”, comemorou Luzia Pinto.

Já Iolanda Barbosa afirmou que o Samu na Escola é também uma ferramenta importante de construção da cidadania dos estudantes da rede municipal de educação.

“Nas vinte escolas onde o projeto passou, os alunos entenderam, por exemplo, como o trote para o Samu atrapalha o serviço. Graças as ações do projeto, o número de trotes estão diminuindo de uma forma geral, pois as crianças levam a conscientização também para as suas famílias”, ressaltou.

Além do lançamento da unidade móvel, profissionais que atuam no projeto também participaram do evento, divulgando as atividades do Samu na Escola, que foi lançado no ano passado.

No local, ainda estão sendo apresentas várias inovações da saúde campinense, como a Ciclolância do Samu, o DengueZapp e o Mexe, Campina. Outras ações do município estão concorrendo a prêmios do Congresso.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO