Vacinação antirrábica começa na zona rural e “dia D” será em 28 de novembro

vacinacaoA Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio da Direção de Vigilância Sanitária, realiza no dia 28 de novembro o “dia D” de vacinação antirrábica na cidade. A vacina será ofertada das 7h às 17h sem intervalo em 80 Unidades Básicas e Centros de Saúde distribuídos nos oito Distritos Sanitários do município.

A meta da campanha 2015 é imunizar 61.874 animais contra a raiva, sendo 41.614 cães e 20.260 gatos. Cerca de 300 servidores da saúde estarão envolvidos no trabalho. Desde o fim de outubro, a vacinação já está sendo realizada na zona rural de Campina Grande com equipes do Centro de Controle de Zoonoses que visitam as casas nos sítios e aplicam a vacina nos animais.

“O objetivo é não deixar nenhum bicho sem ser vacinado porque esta maneira é imprescindível para manter o controle da doença na cidade, já que a raiva pode ser transmitida do cachorro ou do gato para o humano. Qualquer cão ou gato com mais de três meses pode receber a injeção e os donos terão que levar o cartão de vacinação dos animais, caso já tenham”, disse a Coordenadora de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria, Rossandra Oliveira.

O Centro de Zoonoses em Bodocongó também oferece a vacina para quem for até o local de segunda a sexta-feira. Além disso, os animais que chegam ao local são imunizados e este ano foi construída a sala de cirurgia, que permite a realização de castração em até 10 animais por dia. “Assim nós conseguimos conter o aumento populacional dos animais nas ruas que em Campina Grande é de cerca de 10% ao ano e, consequentemente, também controlar a raiva”, disse Rossandra.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO