Vice prefeito participa do lançamento do Maio Amarelo e elogia integração da STTP com parceiros da campanha

Realizada na manhã desta quarta-feira, 03, no Partage Shopping, a solenidade de lançamento da quarta edição da Campanha Maio Amarelo, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, através da Divisão de Educação de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). O prefeito Romero Rodrigues, que está em São Paulo onde mantém contatos com representantes de empresas, foi representado pelo vice-prefeito, Enivaldo Ribeiro, que em seu discurso disse estar impressionado com a grandeza do Movimento Maio Amarelo, principalmente com a parceria dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito por um só objetivo, que é a paz no trânsito.

“Não podemos fechar os olhos para esse problema, porque muitas vidas estão sendo ceifadas. Os números da violência são alarmantes, e essa integração de sistemas com parcerias de trabalho e de conscientização, é fundamental para o resultado final”, disse Enivaldo. O evento reuniu representações de vários setores da sociedade, como os parceiros da campanha, imprensa, segurança pública, equipes de saúde, ONGs, vereadores e secretários municipais, entre outros. Na oportunidade foi divulgado o relatório de acidentes do ano de 2016, base geral Campina Grande.

A programação do Movimento Maio Amarelo objetiva colocar, em pauta, a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Na solenidade foi feita uma explanação do mapeamento dos pontos críticos e a caracterização dos acidentes de trânsito, no município de Campina Grande, referentes ao ano de 2016. No ano passado ocorreram 4.642 acidentes de trânsito, sendo 3.280 com vítimas; 326 atropelamentos de pedestres; 2.916 acidentes com motocicletas; 66 acidentes com óbitos; 387 acidentes/mês e 12,7 acidentes/dia.

No relatório, elaborado pelo setor de estatística da STTP, destaca-se que motocicleta e a motoneta representam 39% dos acidentes na cidade, seguido do automóvel, com 37%. Acidentes com vitimas foram 3.280, com 3.725 pessoas feridas. Isso significa 310 feridos/mês ou 10,2 pessoas/dia. Ainda em 2016 ocorreram 66 acidentes fatais, com 5,6 mortes/mês.

De acordo com Félix Neto, superintendente da STTP, o órgão está trabalhando para diminuir o número de vítimas no trânsito. “O número é assustador em todo o país, e que, trazendo pra nossa realidade, também não é muito diferente. Precisamos da união de todos para a prevenção desses acidentes, porque eles causam prejuízo físico, gastos exorbitantes de dinheiro e prejuízo de trabalho. Neste sentido, foram adotadas medidas em pontos estratégicos de alto índice de acidentes, onde já conseguimos redução em 20% no número de óbitos. Mas que, no geral, precisamos reduzir ainda mais”, disse.

Todo esse levantamento dos dados está disponibilizado no site www.sttpcg.com.br e tem, como objetivo, explanar as maiores causas de acidentes de trânsito na cidade para quantificar e estudar a probabilidade de ocorrências dos diversos tipos de acidentes; caracterizar e identificar os locais de maior frequência; elaborar o mapa da violência no trânsito e monitorar os locais identificados após a implantação de melhorias seja em engenharia, educação e ou fiscalização.

Além de agentes de trânsito, servidores, gerentes e coordenadores da STTP, também estiveram participando da solenidade os secretários André Agra (Planejamento), Dunga Júnior (Ciência e Tecnologia), Denise de Sena (Coordenadora de Meio Ambiente), além dos vereadores sargento Neto, Rui da Ceasa, Renan Maracajá e Lucas Ribeiro, autor da propositura da Sessão Especial da Câmara Municipal que vai tratar sobre a evolução da campanha.

Representantes e dirigentes de instituições também prestigiaram a cerimônia de lançamento Maio Amarelo: Arlindo Diniz Filho (superintendente do Partage Shopping); Coronel Marcio Rogério (Comandante do 31º BIMTz); Coronel Almeida Martins (Comandante do CPR1 da Policia Militar);  Capitão Ralysson Andrade (Comandante da CPTtran); inspetor Fernandes Neto (PRF); Tenente Desirrée (2º BBM); Marx Silva (coordenador da Guarda Municipal); Tâmara Coutinho (Detran); professor Aragão Júnior (membro do Conselho Estadual de Trânsito); Vanderléia Aparecida (diretora do SEST); Roniek Farias (coordenador do SENAT); Detran, Programa Mexe Campina, Álvaro Lucena (Associação de Motoclubes); professora Patrícia Alves (Colégio Motiva); professor José Pereira (UEPB); Marcos Farias (Sebrae); Anchieta Bernardino (Sitrans), entre outros parceiros e representantes da Facisa e da Maçonaria.

Na programação de eventos do Maio Amarelo haverá ações no Dia Mundial do Trânsito, Semana Mundial do Pedestre e no Dia Municipal da Paz no Trânsito; comandos educativos (blitz); IV Torneio Xadrez Amarelo; Passeio Motociclistico; palestras nas empresas; passeio ciclístico e a realização da Jornada “Direito e Cidadania no Trânsito”, promovida pela STTP em parceria com os diretórios acadêmicos das faculdades Facisa, Cesrei, Mauricio de Nassau, UEPB e Unesc.

Até o próximo domingo, 07, o quiosque interativo do Maio Amarelo estará no Partage Shopping, disponibilizando emissão de credencias de estacionamento para idosos e PNE; distribuição de materiais informativos, brindes e a apresentação de vídeos educativos da campanha; exposição de motocicletas da PRF, exposição de fardamentos de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e exposição de veículo e moto sinistrada em acidente de trânsito. No próximo final de semana também haverá ações da campanha na Convenção de Games Strike 2017, que acontece sexta e sábado, no Centro de Convenções do Garden Hotel. E, no sábado e domingo, na entrega de kits e concentração da Corrida do Bem, no largo do Parque da Criança.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO